
A raça é originária do Japão. Sua função original era a caça e posteriormente chegou a ser usado para rinhas. Hoje o governo proíbe sua utilização em rinhas e procura manter a sua integridade.
Trata-se de um excelente cão de guarda e um ótimo companheiro, de caráter dócil e afetuoso com a sua família. No entanto, é bastante reservado com estranhos e não faz novas amizades com facilidade.
O Akita é um cão muito inteligente, tem um andar enérgico e é bastante imponente.
Protetor, prudente, afetuoso e corajoso. Excelente para crianças por ser muito paciente. Late pouco, nunca late desnecessariamente, e é muito seguro de si. É possessivo com seu território, o que faz desta raça excelente guardiã, tanto de propriedades quanto pessoal. Na guarda, seu comportamento não é ostensivo, como pode-se observar nos Dobermanns, mas costuma manter-se em um local que ofereça boa visibilidade, deslocando-se apenas se achar necessário.

Cuidados:
A escovação é importante para manter o pelo do Akita sempre bonito, principalmente na época da troca, onde o subpêlo e o pelo morto devem ser retirados.
Sua pelagem é semi longa, mas não causa maiores problemas. Os banhos devem ser dados ao menos 1 vez por mês. A limpeza dos ouvidos deve ser feitas à cada 15 dias.

As diferenças entre um filhote e um cão Akita adulto:
De modo geral os filhotes de Akita entre 45 e 60 dias são animaizinhos muito lindos, que encantam irresistivelmente as pessoas. È muito difícil, para não dizer impossível, saber nessa idade como será o cão quando adulto. Um cão da raça Akita sofre inúmeras modificações ao longo de seu desenvolvimento. Existem alguns aspectos que podem ser avaliados em relação à potencialidade de um filhote, tais como ossatura, proporções, tamanho da cabeça, etc...mas hipóteses que nem sempre se sustentam ao longo do tempo. Existem também outros parâmetros que podem ser levados em consideração para se apostar na qualidade do cão, tais como o conhecimento de seus pais e avós, a excelência do pedigree, mas aqui também somos enfrentados com a complexidade da genética. Além disso, os cuidados dispensados ao cão tem um peso quase tão grande quanto sua ascendência hereditária. Desta forma, aquelas pessoas que desejam ter um cão "para exposição", como se escuta dizer, é mais recomendável que adquiram um exemplar com amis idade, embora isso possa modificar o preço da aquisição do mesmo.

Para Comprar ou Vender:Clique Aqui!