Para comprar um similar: Clique Aqui!
Quando o Angorá começou a escassear, tanto em sua Turquia nativa quanto no resto do mundo, o governo turco estabeleceu um programa de criação no Zoológico de Ankara, nos anos 1960, com a finalidade de reviver o antigo prestígio da raça. Os gatos excedentes desse programa foram adquiridos por outros criadores, sobretudo nos EUA. A primeira ninhada obtida fora da Turquia nasceu em 1963, mas só no final da década de 1970 chegaram tais gatos à Grã-Bretanha. Os Angorás Turcos são uma das mais antigas raças sobreviventes, e as linhagens devem ser mantidas puras para fins de reprodução.
O corpo é longo, mas robusto, com a cauda e as pernas de comprimento médio, e pés arredondados e bem delimitados, dedos bem peludos. Os machos devem ser particularmente musculosos no pescoço e ombros. A cabeça deve apresentar a forma de cunha com orelhas bem aprumadas, grandes e retas, as quais estão implantadas razoavelmente próximas e um nariz longo.
Além de nadar, este gato aprecia estar dentro da água, o que tem lhe valido o nome de gato nadador. Aprecia também tomar um banho, se a temperatura da água for a mesma do próprio corpo, quer dizer uns 38ºC. A menos que seja em dia de sol, realmente quente, quando eles podem secar-se diretamente ao sol, eles devem ser rapidamente enxugados com uma toalha, se estiverem molhados e não se deve permitir que fiquem molhados, a despeito do fato de que todos os gatos gostam de secar-se com a língua. O procedimento de secagem com a toalha, além de evitar que se resfriem, propicia um brilho à pelagem.
São animais carinhosos e inteligentes, mas não é fácil conseguir um exemplar, uma vez que suas ninhadas são muito pequenas.

O branco é a cor tradicional desta raça, a qual era originalmente conhecida como Angorá. Este nome, entretanto, foi subseqüentemente escolhido para a recente recriação da raça, usando gatos orientais, o que gerou certa confusão. A forma nativa é agora conhecida como Angorá Turco. Características: O Angorá Turco tem a cabeça mais redonda e mais curta do que o Angorá, sendo menos oriental em seu tipo. Suas orelhas também são menos salientes. A coloração dos olhos no Branco é variável, e é provável a ocorrência de surdez nas formas de olhos azuis. Olhos amendoados; corpo gracioso; pernas longas e delgadas; base ampla para os ouvidos; rufo mais longo de pêlo em torno do pescoço; traços de cor em filhotes brancos permitidos até os dois anos de idade; penacho de pêlo longo na cauda.
Observação: Tradicionalmente, é a variante de olhos odd, conhecida como Ankara kedi, a aceita como a forma original, mas isso também ocorre em outras cores e formas de padronagem.
Para Comprar ou Vender:Clique Aqui!
2 comentários:
tenho tambem uma gata linda só qu da raça main coon 'pequna'
tmb tenho uma gata linda mas da raça maine coon ela é us dos menores sabe...
Postar um comentário